Frugal Village Forums banner

Fazendo GELÉIA usando pectina Sure Jell expirada

207K views 33 replies 25 participants last post by  dsck50  
#1 ·
Tenho a fruta a descongelar para fazer várias fornadas de geleia hoje. Certifiquei-me de que tinha bastante açúcar e pensei que tinha geleia suficiente. Bem, tenho, se contar as caixas expiradas. Suspiro :( Então, acabei de fazer uma pesquisa no Google por pectina expirada, geleia. O que tenho é o tipo seco, não líquido. A expiração é 2002. Sim, 10 anos. Estou pensando em usar uma caixa de gelatina também na fornada para ajudar a fixá-la melhor. Então, você já usou algo expirado e quanto tempo estava expirado? Eu precifiquei geleia ontem no Walmart :(

#2 ·
Eu não me preocuparia com isso! O que pode acontecer com a pectina? Não é como se fosse um produto farmacêutico ou algo assim.

IMO, eles ficam loucos com as datas de validade. Eu até vi uma no meu detergente de manhã. Sério, é melhor eu jogar fora aquele detergente velho e vencido.....

E comprimidos de cálcio!! Olá, é um mineral... como em, basicamente, uma ROCHA.

#4 ·
Bem, eu usei as coisas velhas para o lote de morango. Coloquei uma caixa de gelatina de morango, só para o caso. E dá um sabor melhor...been there, done that :) Tenho quase certeza de que pegou. A pectina parecia boa. Esteve em armazenamento seco, etc. E a geleia tem um bom sabor. Raspei a panela antes de ir para a panela de lavar :) Eu também fiz o lote de framboesa vermelha com sure jell vencido.... este foi melhor, no entanto...Março de 2012. O tempo ou foge de mim, ou eu compro muita coisa. Não tenho mais certeza. Observação para mim...verifique as datas de validade com mais frequência. Eu tirei 2 litros de suco de uva enlatado de 2 anos atrás. O plano é coar as uvas e fazer geleia do suco. Eu não adiciono açúcar quando faço suco, então não há problema em adicionar a quantidade correta de açúcar para a receita da geleia :) Eu também tenho uma caixa de gelatina de uva pronta para ir naquele lote, só para o caso. Bem, o banho-maria está borbulhando bem agora, então estou esperando os 20 minutos para processar aqueles 12 potes dos 2 lotes. Eu usei aqueles altos e esbeltos com os lados acolchoados. Eu acabei de medir um e ele contém 1,5 xícaras de água. Então, 2 bons rendimentos. Bem, eu preciso fazer o jantar e acho que deveria fazer um ou dois lotes de uva. Parece um plano :)
No ano passado, quando fiz um lote de geleia de uva, ela não pegou corretamente. Então eu fiz um segundo lote e, de propósito, fiz mais espesso. Abri o primeiro grupo de potes e adicionei ao segundo lote, aqueci e depois reprocessamos. Funcionou...salvou aquele lote de geleia rala.

• Like
Reactions: bookwormpeg
#5 ·
Concordo com as datas de validade. Às vezes faz você se perguntar. Apenas verifica a sociedade do descarte em que vivemos agora. Usei a pectina seca no passado de caixas vencidas e nunca tive problemas. Parece que sempre compro muitos a cada estação.
Bom para você com sua fabricação de geleia, adoro fazer isso a cada outono. Apenas esperando minhas framboesas amadurecerem e vou preparar um pouco.

#7 ·
Então você usou produtos vencidos, e quanto tempo estavam vencidos?

Eu precifiquei o Sure Jell ontem no Walmart :(
Eu usei produtos vencidos.........com bastante frequência, nunca tive problemas. Acho que pode ter sido mais novo do que 10 anos de vencimento. (bom ver alguém tão ruim, ou pior, do que eu---:laugh:)

O preço e o uso do vencido é exatamente o motivo pelo qual eu farei isso...........prefiro ter 'geleia líquida' do que jogar algo fora. Acho que parte da chave---se houver uma---é mantê-lo em um local fresco e seco. O meu está na cave---sempre fresco---e seco.

Jos........fiz geleia com tomates verdes.......e usando gelatina.......para qualquer sabor parece um pouco mais suave, mas amigos que "acham" que ODEIAM tomates comeram.......e então eu disse a eles o que eles estavam comendo. Experimentei cereja, framboesa, morango......meu favorito foi framboesa...........meu menos favorito foi cereja. Acho que a cereja era muito suave para o meu gosto. Mas ainda decente. É muito divertido experimentar.

Você já experimentou a geleia usando bananas? Acho que é muito bom e muitos parecem adorar em waffles. Meu primeiro lote foi um pouco doce, mas agora já peguei o jeito.

#8 ·
Eu colhi framboesas vermelhas esta manhã e escolhi usar pectina líquida Certo que expirou há 3 anos! Hoje é 14 de agosto de 2015 e a pectina expirou em 20 de setembro de 2012. Eu sabia que era uma aposta, mas eu estava pronta para isso... Eu me sinto sortuda hoje. Mais importante, eu sou muito FRUGAL (ou barata) para comprar pectina nova. Eu queria usar o que eu tinha em mãos.

De qualquer forma, eu tomei muito cuidado para medir tudo com precisão: o açúcar e a quantidade exata de frutas amassadas e eu tentei. Deu tudo perfeitamente certo! Agora a geleia está na bancada, endurecendo enquanto eu digito. Eu estou tão animada que deu certo. Esta pectina foi selada em uma embalagem de alumínio e estava clara e fluiu bem quando eu a adicionei à receita. Então, parece que esta pectina líquida pode ser usada muito mais tempo do que a data de validade sugere. Eu só queria contribuir com minha experiência para os futuros leitores deste blog.

#11 ·
Isso é quase inacreditável, mas hoje eu estava fazendo geleia de jalapeño e precisava de um pouco de pectina. Quando a mamãe me deu a dela, eu disse a ela que tinha expirado há 19 anos. Ela disse que não estraga... Eu estava cético, então procurei online e encontrei este fórum. Bem, eu usei aquela pectina MCP em pó e, com certeza, ela gelificou muito bem! A geleia está absolutamente deliciosa. Resumindo... ainda funciona muito bem depois de 19 anos. (na verdade, 19 anos e meio!)

#12 ·
Bom ver um tópico antigo ressurgir :)

Estou me preparando para fazer geleia novamente. Não tenho certeza de quanto, mas provavelmente pelo menos 60 pintas. Então não terei que fazer de novo por um tempo. Acendemos nossa caldeira a lenha externa para o inverno ontem. Ela também aquece nossa água quente no inverno. Então posso usar toda a água quente que preciso e não me preocupar com a conta de luz.
O plano é fazer morango, framboesa vermelha, mirtilo, uva, ruibarbo, framboesa preta (blackcaps) e um pouco de geleia de maçã. Eu congelo durante o verão e, no outono, tenho as frutas prontas para trabalhar. Recentemente, estocamos açúcar. Comprei um pouco de pectina a granel para experimentar. $ 2,99 e é o suficiente para 3 lotes. Também tenho um pouco que paguei $ 0,99 por 1 caixa/lote. Não faz sentido pagar $ 2,99 no Walmart por uma caixa para fazer 1 lote. E se eu ficar sem, sei que ainda tenho um pouco de pectina vencida que posso usar :)
Também peguei um pouco de gelatina ontem como plano de backup. Achei que 50 centavos por caixa era um bom preço. Sabores de framboesa, amora e morango.

#13 ·
Novo por aqui. Encontrei vocês depois de uma pesquisa no Google sobre pectina vencida. A minha não tem uma década :vs_laugh:, apenas um ano após a data. Acho que estou pronto para começar, já que as datas de validade não têm muito significado aqui. :vs_box: Agora, estou me perguntando outra coisa. Estou (pela primeira vez) fazendo conservas de cereja. A receita pedia 1 caixa de pectina, depois tinha 3,5 onças entre parênteses. Então, adicionei duas caixas. Mais tarde, me perguntei se deveria ter adicionado apenas 1, que é 1,75 onças. A receita tem 6 xícaras de cerejas. Espero não ter estragado tudo. Obrigado por qualquer informação sobre isso.

#14 ·
Então, estou prestes a tentar usar uma caixa que expirou há 18 anos... 6/9/02. É realmente apropriado na verdade. Quero usar a água de beterraba que sobrou do picles de beterraba. É uma receita de geleia de uva falsa, supostamente da época da Depressão. Tenho várias caixas de sure jell expirado que meu vizinho me deu há algum tempo... dedos cruzados

#17 ·
Você pode decidir que é molho, ou pode tentar novamente!
Eu uso pectina Pomona, outros gostam de sur jel, e alguns gostam do sur jel líquido.
Você sempre pode usar isso como um experimento com as opções.
Normalmente, quando algo não solidifica para mim, se ainda estiver bom, eu apenas rotulo como "molho" e sigo em frente.

#18 ·
Não me preocupo muito com as datas de validade se um item passar nos testes de olhar e cheirar. Mas estou a descartar as sete saquetas de Certo que encontrei na parte de trás de um armário superior. A data de validade é de 35 anos atrás. Claramente, consegui fazer geleias e chutneys durante muitos anos sem Certo.

#22 ·
Eu tenho um pouco de pectina Sure Jell que não expira até 2023, mas fiz geleia de morango outro dia e ela tinha um sabor químico estranho. A pectina pode ser alterada pelo calor ou algo assim? Estava na garagem por um tempo (embora eu ache que só no inverno...). Estou confusa. Tenho 4 outras caixas com as mesmas datas, mas tenho medo de usá-las.
Se a pectina foi armazenada em sua embalagem original e não foi danificada, então, em teoria, nada deveria ter acontecido com o armazenamento na garagem. Muito provavelmente, este é apenas um produto de baixa qualidade que você encontrou.

#25 ·
Estou com a fruta descongelando para fazer várias levas de geleia hoje. Certifiquei-me de ter bastante açúcar e pensei que tinha bastante Sure-Jell. Bem, tenho, se contar as caixas vencidas. Suspiro :(
Então, acabei de fazer uma pesquisa no Google por pectina vencida, Sure Jell. O que tenho é o tipo seco, não líquido. A validade é 2002. Sim, 10 anos. Estou pensando em usar uma caixa de gelatina também na leva para ajudar a firmar melhor.

Então, você já usou algo vencido, e quanto tempo estava vencido?

Eu pesquisei o preço do Sure Jell ontem no Walmart :(
Caramba, 10 anos não é nada comparado à caixa que encontrei hoje na casa dos meus pais - diz 20 de janeiro de 1995! Vai para o lixo - muito tempo e esforço são gastos na produção de geleia de morango para eu arriscar!